quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Tecido ósseo e fraturas

 Ontem, em uma conversa no grupo do whatsApp, mostrei um Rx de uma fratura óssea!


É claro que isso serviu para falarmos um pouquinho sobre nossos ossos, nosso sistema esquelético!

sistema esquelético nos possibilita movimentar, mas também protege nossos órgãos, e funciona como reserva de minerais e até produz células sanguíneas,

Ele nos ajuda a locomover mas isso só é possível graças a uma ação coordenada de ossos, músculos, articulações, e  sistema nervoso.

O osso é formado de células?

Sim, nossos ossos são formados por células e elas recebem nomes especiais. São os osteoblasto, osteócitos e osteoclasto.

Em resumo podemos dizer que o tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo (existe um espaço entre as células que possui um material e forma a matriz óssea (a matriz pode ser rica em cálcio e fosfato ou  rica em colágeno).



Mas afinal o que é uma fratura?

Uma fratura é uma rachadura ou quebra de um osso. A maioria das fraturas resulta de uma força aplicada ao osso.

  • As fraturas geralmente resultam de lesões ou esforço excessivo.

  • A parte lesionada dói (sobretudo quando for usada), fica geralmente inchada e pode apresentar hematomas ou ter aspecto distorcido, flexionado ou fora do lugar.

  • Também pode haver presença ou desenvolvimento de outras lesões, como danos em vasos sanguíneos e nervos, síndrome compartimental, infecções e problemas articulares duradouros.

  • Às vezes, os médicos conseguem diagnosticar fraturas com base nos sintomas, nas circunstâncias que causaram a lesão e nos resultados de um exame físico, mas radiografias são geralmente necessárias.

  • A maioria das fraturas cicatriza bem e causa poucos problemas, mas o tempo que demoram para cicatrizar varia, dependendo de muitos fatores, como idade da pessoa, tipo e gravidade da lesão e presença de outros distúrbios.

  • O tratamento depende do tipo e da gravidade da fratura e pode incluir analgésicos, PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão e elevação [protection, rest, ice, compression, and elevation]), manobras ou procedimentos para recolocar os fragmentos ósseos em sua posição normal (redução), imobilização da parte lesionada (por exemplo, com gesso ou tala) e, às vezes, cirurgia.

Os ossos são parte do sistema musculoesquelético, que também inclui os músculos e os tecidos que os ligam (ligamentos, tendões e outros tecidos conjuntivos, chamados tecidos moles). Essas estruturas conferem ao corpo sua forma, tornando-o estável e permitindo que se movimente.

Além de fraturas, os tecidos do sistema musculoesquelético podem ser danificados dos seguintes modos:

  • Os ossos nas articulações podem separar-se completamente um do outro (chamado luxação) ou ficar somente parcialmente fora de posição (chamado subluxação).

  • Os ligamentos (que prendem osso a osso) podem sofrer ruptura (entorse).

  • Os músculos podem sofrer ruptura (estiramento).

  • Os tendões (que prendem músculo a osso) podem sofrer ruptura (rompimento).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Equinócio da Primavera

  No Hemisfério Sul, o equinócio da primavera ocorre no dia 22 de setembro, às 10h31 , pelo horário de Brasília.  Para a maioria das áreas d...