terça-feira, 1 de setembro de 2020

Terremoto registrado na Bahia

Um Terremoto de 4,6 de magnitude foi registrado na Bahia, no domingo dia 30 de agosto. O terremoto durou cerca de 10 a 15 segundos, e deixou cerca de 50 casas, na zona rural, tiveram rachaduras detectadas.

"Esses tremores ocorrem, não só na Bahia, como em outras partes do Brasil, principalmente no Nordeste, onde a gente tem a maior concentração de áreas sismicamente ativadas. Esses tremores ocorrem por falhas geológicas, por pressões que atuam sobre as rochas no subsolo e geram esses tremores que são sentidos na superfície. Quando ele ocorre próximo a áreas urbanas, a repercussão é muito maior do que quando ocorre em áreas remotas, a exemplo dos tremores que ocorrem no Amazonas. Lá, além da profundidade ser muito grande, não existe população com densidade a exemplo de Salvador, na Bahia, ou Pernambuco, ou Rio Grande do Norte ou Ceará. Então esses tremores são exatamente originados através desses movimentos que existem dessas falhas, que geram esses tremores, que são sentidos pela população, detalhou.
Fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/08/30/moradores-relatam-tremor-de-terra-em-varias-cidades-da-bahia.ghtml


Esse terremoto me faz lembrar a minha infância, 
tempo em que acreditava que eventos como esse, não acontecia no Brasil.

Felizmente, isso não aconteceu onde moro, 
e nem de forma muito desastrosa,
como em outros lugares,
mas aconteceu no Brasil.

Os terremotos são fenômenos que podem ser causados por falhas geológicas, vulcanismos e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas.

A maioria dos abalos sísmicos é provocada pela pressão aplicada em duas placas contrárias. Portanto, as regiões mais vulneráveis à ocorrência dos terremotos são aquelas próximas às bordas das placas tectônicas

Na América do Sul, os países mais atingidos por terremotos são o Chile,Peru, e Equador, pois essas nações estão localizadas em uma zona de convergência entre as placas tectônicas de Nazca e a Sul-Americana.

O Brasil está situado no centro da placa Sul-Americana, que atinge até 200 quilômetros de espessura. Os sismos nessa localidade raramente possuem magnitude e intensidade elevadas. No entanto, existe a ocorrência de terremotos no território brasileiro, causados por desgastes na placa tectônica, promovendo possíveis falhas geológicas. Essas falhas, causadoras de abalos sísmicos, estão presentes em todo o território nacional, proporcionando terremotos de pequena magnitude; alguns deles são considerados imperceptíveis na superfície terrestre.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/terremotos-no-brasil.htm

Fonte: http://professormarcianodantas.blogspot.com/2015/01/as-placas-tectonicas.html

F

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Equinócio da Primavera

  No Hemisfério Sul, o equinócio da primavera ocorre no dia 22 de setembro, às 10h31 , pelo horário de Brasília.  Para a maioria das áreas d...