Os alunos já começaram a fazer observações e
com isso algumas dúvidas deve ser esclarecidas e incrementadas!
O feijão preto manchou o algodão.... isso é normal!
Mas o que tem de interessante nesta substância?
Assistam o vídeo para ficarem informados.
As antocianinas são fitoquímicos solúveis em água com uma cor vermelha a azul típica.
As antocianinas pertencem ao grupo de flavonóides, moléculas polifenólicas contendo 15 átomos de carbono e que podem ser visualizadas como dois anéis de benzeno unidos a uma cadeia curta de três carbonos.
Esses pigmentos têm várias funções na planta e também são de interesse nutricional, pois estão associados a benefícios nutricionais, como a prevenção do câncer.
Dependendo do pH, as antocianinas podem ser vermelhas, violetas ou azuis. A cor vermelha brilhante de uma maçã é devida à presença de antocianinas, assim como o rico azul de um mirtilo.
Nas plantas, um dos principais papéis das antocianinas é como uma forma de filtro solar. Esses pigmentos escuros protegem as plantas dos danos causados pelo sol e diminuem o risco de uma planta ser queimada ou murcha pelo sol quente.
As antocianinas também atuam para atrair polinizadores, agindo como bandeiras brilhantes que serão fáceis de serem vistas por pássaros, abelhas e outros organismos, e é por isso que muitas flores têm uma cor vermelha brilhante.
As qualidades antioxidantes dos pigmentos de antocianina também parecem ser importantes para a saúde das plantas, pois a oxidação pode prejudicar as plantas, assim como prejudica outros organismos.
Para saber mais clique aqui